Secadores de ar quente estão contaminando a sua mão

Muito se fala atualmente da forma correta de lavar e ensaboar as mãos para a higienização perfeita. Mas um ponto sempre passa batido justamente na parte do final do processo: a secagem.

Toalhas de papel, secadores de ar quente e secadores a jato são os meios mais usados para essa função em banheiros públicos. Mas algumas recentes descobertas não são nada agradáveis e promissoras para estabelecimentos que utilizam estes dois últimos métodos. 

Pesquisadores comprovaram que os secadores de mão a ar são infalíveis quando o assunto é espalhar germes. Em termos mais claros, comprovou-se que ao posicionar as mãos embaixo de um aparelho como esse, você as está contaminado com bactérias e partículas fecais

Um estudo publicado em fevereiro de 2008 pela Universidade de Connecticut (EUA) provou isso ao colocar placas de análise microbiana em banheiros públicos que contavam com o aparelho. O resultado foi conclusivo quanto à presença dos patógenos.

Tudo isso tem uma explicação bem simples e lógica: o aparelho funciona como um pulverizador, um verdadeiro aerosol para as partículas e bactérias que estão no ar

E elas não são poucas, já que um vaso sanitário descoberto emite uma névoa de micróbios de até 5 metros no ar. Imagine então em um banheiro público!

Some essa questão ao fato de que uma superfície úmida é o habitat perfeito para patógenos de todos os tipos. Isso se refere ao banheiro, sim. Mas também às suas mãos!

Um outro estudo, divulgado pela Saudi Journal of Biological Sciences (Março/2016), comprovou que os secadores a ar costumam ser lentos e ineficientes, deixando as mãos dos usuários úmidas e possivelmente ainda contaminadas.

Diversos outras pesquisas foram realizadas pelo mundo para testar essa questão. E o resultado foi sempre o mesmo. As toalhas de papel continuam a ser a melhor alternativa para você e para a sua saúde.

Recomenda-se, portanto, que o uso de secadores de ar quente seja cuidadosamente reconsiderado por motivos de saúde, especialmente em locais exigem alto apuro higiênico, como hospitais, restaurantes e cozinhas industriais.

Sabia de tudo isso? Deixe suas dúvidas e comentários em nossas redes sociais e continue acompanhando o nosso blog.

Fontes:

https://aem.asm.org/content/aem/84/8/e00044-18.full.pdf

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1319562X15001539?via%3Dihub

https://www.journalofhospitalinfection.com/action/showPdf?pii=S0195-6701(18)30366-9

https://www.sciencealert.com/paper-towels-may-remove-virus-missed-by-poor-hand-washing-says-study

https://drive.google.com/file/d/1BieOlxuJrpM0lmdOnPBK6BvFfqn2axTT/view

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *