5 Formas de incentivar a limpeza no ambiente de trabalho com produtos Ecomaster

Não há nada mais desagradável do que a sujeira, não é mesmo? Especialmente no ambiente em que costumamos passar quase ⅓ dos nossos dias, a presença de cenas e aromas desagradáveis costumam ser fonte de aborrecimento para muitos.

Acontece que, em muitas organizações, o problema pode ser gerado pelos próprios funcionários. A bagunça de todos se consolida em uma grande sujeira, que ninguém se preocupa em limpar. Sobra, no máximo, para a equipe de limpeza fazer a higienização, que pode acontecer apenas semanal ou quinzenalmente. Situação complicada, não?

Para ajudar a lidar com esse problema e tornar o ambiente de trabalho muito mais limpo e harmonioso, a MM & Primo separou 5 dicas essenciais para incentivar que a proatividade em cuidar dos locais comuns tenha a participação de todos. Confira:

1. Converse com a equipe

Antes de tudo, é vital que você converse com a sua equipe e mostre a todos a importância de manter o ambiente de trabalho limpo e organizado. 

Seja bem claro, sem medo de parecer um(a) gestor(a) “detalhista” ou exigente demais. Afinal, pode ser que essa dor pela sujeira seja incômoda para outras pessoas também. Não deixe ficar por isso. A comunicação é sempre o primeiro passo!

2. Placas e avisos ajudam a lembrar

Se os avisos verbais não estão adiantando, pode ser que os hábitos ainda não tenham sido criados. Para ajudar, cole placas próximas aos focos de problema. 

Se o problema é com a limpeza dos vasos, invista em um daqueles informativos de banheiro. Se é a louça que vive suja, encontre um jeito simpático e criativo de lembrar que a utilização exige higiene com participação de todos.

3. Verifique se a estrutura oferecida é adequada

De nada adianta esperar que a equipe se organize e seja proativa na própria limpeza se não houver uma estrutura adequada. 

As lixeiras estão em locais acessíveis e próximos às áreas em que mais necessárias? Existem panos e vassouras disponíveis próximos à copa? Os utensílios de higienização da louça estão disponíveis e em boas condições? 

Tudo isso contribui muito para a motivação na organização.

4. Seja o exemplo

Se você, gestor, não cumprir o seu próprio dever com a higiene, uma hora ou outra as pessoas ao seu redor também deixarão de lado seus próprios deveres. Um grande desperdício, já que não existe nada mais inspirador e motivador do que o exemplo. 

Jamais seja teatral ou alarmista, mas faça questão de mostrar que você cumpre com a sua parte e, como isso, influencia positivamente no seu dia a dia. Muitas pessoas que não entendem a importância da limpeza podem aprender com esse simples gesto.

5. Consolide uma rotina de limpeza e higienização

E, se o exemplo vem de você, também deve vir da própria organização e do ambiente em si. O efeito de estar em um ambiente sujo é o mesmo de ver alguém agindo errado nesse sentido. Para muitos, a falta de higiene pode soar como um convite para contribuir ainda mais com o problema. 

Portanto, invista em um bom setor de limpeza ou terceirize os serviços para garantir que o local seja devidamente higienizado, na periodicidade certa e com os produtos corretos. Lembre-se: quanto mais limpo estiver o ambiente, mais limpo as pessoas o deixarão.

Ter uma rotina limpeza ativa é fácil e pode ser bem mais econômico do que você imagina. Basta contar com profissionais competentes, ter os equipamentos adequados e, claro: bons produtos para a limpeza e higienização. 

Conheça a linha de produtos Ecomaster
Se está na dúvida sobre quais produtos utilizar, a MM & Primo tem uma indicação para vocês: as linhas de produtos da Ecomaster. Essa marca está conquistando cada vez mais o mercado brasileiro por seus produtos profissionais e 100% inofensivos ao meio ambiente. 

Vale a pena conhecer nosso catálogo

Com essas dicas simples, você pode mudar completamente a forma com que os funcionários da sua empresa lidam com a organização e a limpeza no ambiente de trabalho. Tudo entendido? É hora de colocar em prática!

Se este conteúdo foi útil para você, siga a MM & Primo nas redes sociais. Postamos dicas úteis como esta semanalmente. Se ficou alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *