5 Dicas para aumentar a sua produtividade

Quer aumentar sua produtividade com 5 dicas simples e fáceis? Então separe um caderninho que estes 5 minutinhos de leitura vão fazer o resto do seu dia render o dobro:

1. Tenha uma postura mental positiva

Comece sempre o dia com um sorriso e o seu trabalho com um olhar determinado. Antes de qualquer coisa, tenha em mente que todo o seu potencial reside na sua própria força de vontade. Parece algo bem clichê de se dizer, mas não é raro que no dia a dia as pessoas se esqueçam disso. Estamos aqui para lembrar.

E se é para tocar no assunto, vamos lembrar também que muitas vezes menos é mais. Se a preguiça deve ficar de fora quando falamos de trabalho, a impaciência, o desassossego e o excesso de zelo também não são boas coisas. Evite o perfeccionismo e o estresse no seu dia, pois eles podem atrapalhar você e seus colegas de trabalho. Afinal, ninguém merece um “estressadinho”, não é mesmo?

2. Organize-se

Quando você tiver uma postura positiva, organizar-se será uma tarefa natural. A primeira coisa que você tem de ser perguntar ao chegar no local de trabalho é: “O que farei hoje? Em qual ordem?”. Assim, você não perderá tempo entre uma tarefa e outra, pensando no que fazer, e lembrará sempre de olhar os seus compromissos.

Pode parecer pouca coisa, mas a influência que a organização tem na produtividade é imensa. Se você tem uma sequência de tarefas a executar, poderá estimar melhor o tempo de cada uma, criando mais motivação para si mesmo. Com consciência do que faz, você pode metrificar o seu próprio tempo e observar a progressão de melhora!

3. Dê uma pausa quando for necessário

Não adianta se forçar além dos seus limites. Se você percebeu que não está indo bem ou começou a se sentir cansado, dê uma pausa, faça um coffebreak. Esticar um pouco as pernas e se esquecer dos problemas por alguns minutinhos vai te ajudar a se concentrar ainda mais e otimizar o seu trabalho. 

Se você fizer um lanchinho ou tomar um café então, as chances de colocar o seu cérebro à todo vapor, de novo, aumentam incrivelmente. A glicose presente nos petiscos e a cafeína são excelentes para estimular o sistema nervoso. Já falamos sobre isso com mais profundidade no artigo “Por que amamos café?”.

4. Cuide do seu corpo

Você não é uma máquina e sabe que, naqueles dias em que você não está tão bem, as tarefas também não andam com tanta agilidade, não é mesmo? Pois é importante nunca se esquecer de descansar e comer bem, tomar bastante água e fazer exercícios físicos regularmente. Tudo isso ajuda na saúde do seu cérebro.

Agora, se por uma noite você não conseguiu dormir tão bem ou se por algum motivo não está tão inspirado para realizar o seu trabalho, pegue leve consigo mesmo. Tenha ainda mais determinação, organize-se melhor, faça mais pausas e, quem sabe, tome um cafezinho a mais. Amanhã será outro dia e se hoje você deu o seu melhor, não há do que se arrepender! 

5. Ouça músicas

A música também é um grande estimulante mental. Ela tem a capacidade de desencadear a liberação de inúmeros neurotransmissores benéficos para a nossa atividade psíquica. Se seu estado é de muita agitação, a música pode te acalmar e vice versa.

A única regra aqui é: ouça uma música que você gosta, mas não a sua preferida. Diversos estudos mostram que a hiperativação dos hormônios de prazer e recompensa liberados quando escutamos aquela música que amamos pode, pelo contrário, reduzir a nossa capacidade de concentração. Para todos os efeitos: uma música ambiente tem maior chance de sucesso.

Gostou dessas dicas? Que tal começar a pô-las em prática agora mesmo? Separe seu cafezinho e voltemos ao trabalho!

(Mas claro: se tem alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários. E quando tiver tempinho, siga a MM & Primo nas redes sociais!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *