Alguns termos parecem ter significado igual no uso cotidiano, mas fazem completa diferença no meio profissional. Limpeza, desinfecção e descontaminação, por exemplo, embora pertençam ao mesmo universo, se referem a procedimentos completamente distintos.
Especialmente em lugares que exigem muita higiene, como em hospitais e estabelecimentos de food service (bares, buffets e restaurantes), é importante conceituar corretamente para que esses diferentes tipos de serviços sejam realizados de maneira eficiente.
Confira as diferenças:
Limpeza
A limpeza é um termo geral para a retirada das sujeiras. Mas, no contexto comparativo com os outros tipos de asseio apresentados aqui, a limpeza refere-se à forma mais simples e generalizada da higiene. Diz respeito à “retirada da sujeira mais grossa”.
Ao contrário da descontaminação a limpeza deve ser feita periodicamente, preferencialmente todos os dias, em lugares mais sensíveis às sujidades.
Diferente da desinfecção, refere-se aos ambientes de uso público e geral.
Desinfecção ou esterilização
A desinfecção é um tipo de limpeza mais específico, muito conhecido no ramo da saúde. É um processo mais intenso e rigoroso, que tem como objetivo final a completa (ou mais eficiente possível) esterilização.
A esterilização de objetos, inclusive, não apenas de ambientes, faz parte desse tipo de limpeza. Seu objetivo é evitar a proliferação de agentes patógenos presentes no ambiente e nos móveis.
Normalmente é realizada antes da utilização do espaço, como no caso das salas de cirurgia de um hospital, antes de um procedimento.
Descontaminação
A descontaminação, assim como a esterilização, é um processo rigoroso para eliminar vírus, fungos e bactérias através de agentes químicos ou altas temperaturas.
A diferença é que a descontaminação acontece após os procedimentos, para tirar quaisquer resquícios de matéria orgânica que possa ter sobrado. Ou seja, é um tipo de asseio que começa com uma limpeza e termina com uma desinfecção.
Ao final do dia, na cozinha de um restaurante, ou após uma cirurgia em uma sala de operações, por exemplo, esse é o procedimento de limpeza a ser realizado.
Os produtos utilizados são potentes contra microrganismos, assim como na esterilização: desinfetantes, álcool 70% e água sanitária são alguns dos mais comuns.
Os diferentes conceitos são até bem simples de entender, concorda? Conhecia a diferença entre essas atividades? Deixe as suas dúvidas e comentários em nossas redes sociais e aproveite para nos seguir.
Para mais dicas e conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog.
Pingback: O que é a Contaminação Cruzada e como evitar que ela aconteça no seu estabelecimento? - MMPrimo