Você sabe qual a diferença entre limpeza, desinfecção e descontaminação?

Alguns termos parecem ter significado igual no uso cotidiano, mas fazem completa diferença no meio profissional. Limpeza, desinfecção e descontaminação, por exemplo, embora pertençam ao mesmo universo, se referem a procedimentos completamente distintos.

Especialmente em lugares que exigem muita higiene, como em hospitais e estabelecimentos de food service (bares, buffets e restaurantes), é importante conceituar corretamente para que esses diferentes tipos de serviços sejam realizados de maneira eficiente. 

Confira as diferenças:

Limpeza

A limpeza é um termo geral para a retirada das sujeiras. Mas, no contexto comparativo com os outros tipos de asseio apresentados aqui, a limpeza refere-se à forma mais simples e generalizada da higiene. Diz respeito à “retirada da sujeira mais grossa”. 

Ao contrário da descontaminação a limpeza deve ser feita periodicamente, preferencialmente todos os dias, em lugares mais sensíveis às sujidades.

Diferente da desinfecção, refere-se aos ambientes de uso público e geral.

Desinfecção ou esterilização

A desinfecção é um tipo de limpeza mais específico, muito conhecido no ramo da saúde. É um processo mais intenso e rigoroso, que tem como objetivo final a completa (ou mais eficiente possível) esterilização.

A esterilização de objetos, inclusive, não apenas de ambientes, faz parte desse tipo de limpeza. Seu objetivo é evitar a proliferação de agentes patógenos presentes no ambiente e nos móveis. 

Normalmente é realizada antes da utilização do espaço, como no caso das salas de cirurgia de um hospital, antes de um procedimento.

Descontaminação

A descontaminação, assim como a esterilização, é um processo rigoroso para eliminar vírus, fungos e bactérias através de agentes químicos ou altas temperaturas. 

A diferença é que a descontaminação acontece após os procedimentos, para tirar quaisquer resquícios de matéria orgânica que possa ter sobrado. Ou seja, é um tipo de asseio que começa com uma limpeza e termina com uma desinfecção.

Ao final do dia, na cozinha de um restaurante, ou após uma cirurgia em uma sala de operações, por exemplo, esse é o procedimento de limpeza a ser realizado. 

Os produtos utilizados são potentes contra microrganismos, assim como na esterilização: desinfetantes, álcool 70% e água sanitária são alguns dos mais comuns.

Os diferentes conceitos são até bem simples de entender, concorda? Conhecia a diferença entre essas atividades? Deixe as suas dúvidas e comentários em nossas redes sociais e aproveite para nos seguir.

Para mais dicas e conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog.

One thought on “Você sabe qual a diferença entre limpeza, desinfecção e descontaminação?

  1. Pingback: O que é a Contaminação Cruzada e como evitar que ela aconteça no seu estabelecimento? - MMPrimo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×