Dia Mundial da Limpeza Urbana

O dia 27 de agosto é conhecido como o dia mundial da limpeza urbana e essa data tem uma grande importância para os temas voltados à preservação, cuidado e conscientização com onde estamos descartando o lixo.

Nesta data vemos uma mobilização global onde diversas organizações convidarem pessoas a se reunirem e limpar monumentos da cidade, pegar o lixo que as pessoas jogam nas praias e nos parques entre outros espaços.

Essa ação tem como objetivo chamar a atenção das pessoas e principalmente dos governantes. A limpeza dos centros urbanos e coleta do lixo são fundamentais para evitar a proliferação de doenças.

A limpeza urbana tem como objetivo combater os agentes biológicos como ratos, agentes químicos como resíduos sólidos que soltam gases tóxicos e os agentes físicos que podem causar poluição do solo, contaminação da água e para evitar enchentes.

A importância do trabalho voluntário

O trabalho coletivo da população quando feito em conjunto aos órgãos governamentais torna-se a principal e melhor forma de conscientizar todos sobre a importância de descartar o lixo corretamente e que é totalmente desrespeitoso e errado jogá-lo na rua.

Segundo o artigo 225 previsto na Constituição Federal “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Como funciona a limpeza urbana?

Cada cidade tem uma equipe de colaboradores responsáveis por realizar estes serviços e cuidado, saiba mais:

  • Varrição nas ruas;
  • Cortam a grama;
  • Limpeza pós feiras livres;
  • Coleta de lixo.

A limpeza urbana é fundamental para preservar as cidades e patrimônios históricos, assim como evitar o impacto do lixo no meio ambiente.

Participe de grupos voluntários e esteja atento se o governo de sua cidade está cuidando dos ambientes. É muito importante falar sobre essas datas especiais que são voltadas para o nosso planeta, pois gera mais visibilidade e reconhecimento.

Você faz parte de algum grupo voluntário? Conta pra gente nos comentários!

E compartilhe este artigo para que mais pessoas e empresas possam tomar atitudes que preservem e cuidem da nossa urbanização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×