Cuidados para deixar o ambiente de clínicas e consultórios seguros

A limpeza e higiene das clínicas, consultórios e hospitais devem ser feitas com atenção, principalmente pelo alto fluxo de pessoas diariamente. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) preparou um material sobre segurança no ambiente hospitalar, e ele conta com diversas informações e cuidados importantes, como:

  • O cuidado com água;
  • Equipamentos e regras para laboratórios;
  • Ar condicionado;
  • Reformas;
  • Incêndios e muito mais.

Para conferir este material é só clicar aqui. Lembrando que seguir estes pontos apresentados é indispensável para estes estabelecimentos.

A limpeza e higienização como primeiro e segundo passo

O primeiro passo é a limpeza inicial, pois é este ato que irá preparar o ambiente para receber os produtos certos para o ambiente. O ideal é um mop para tirar a superfície de sujeira, nunca utilize vassouras.

Já no segundo passo, a higienização, é o processo de eliminação das bactérias, ácaros e microrganismos. É importante ter produtos específicos para garantir mais eficiência no resultado final.

Como ter um ambiente 100% seguro? Confira algumas recomendações básicas para a limpeza e higienização

A equipe de limpeza deve receber EPIs adequados, como luvas, aventais, máscaras, óculos e botas de borracha. Além disso, a limpeza do chão deve ser feita com mop, pois eles não deixam resquícios de pó.

É importante que a limpeza seja realizada da área menos contaminada para a mais contaminada, afinal, o cuidado com a contaminação cruzada é algo que todos devem ficar atentos.

Para desinfetar armários, balcões, mesas, cadeiras e equipamentos (menos os metais) com segurança, opte por hipoclorito de sódio a 1% e álcool 70%. 

Todo o material utilizado nesse processo, desde panos, baldes, carrinhos, mops e outros produtos e utensílios, devem ser limpos e desinfetados com uma solução de hipoclorito de sódio, conforme trecho acima.

A coleta do lixo dos consultórios deve ser feita separadamente do lixo dos banheiros, assim como o seu descarte deve ser feito à parte, para que nenhuma contaminação aconteça. Outro ponto de atenção: é fundamental pensar em quem vai recolher os lixos.

Por último, todos os colaboradores precisam receber o cronograma com a rotina estabelecida, bem como os dias, horários e procedimentos que serão feitos. Após a limpeza ser concluída, a equipe responsável deve sinalizar neste cronograma que o ambiente e equipamentos estão desinfectados.

Encontre os melhores produtos no catálogo da MM Primo

Listamos alguns produtos para os colaboradores e pacientes utilizarem e também se cuidarem. Além de oferecer um espaço limpo e desinfetado, é importante oferecer recursos para as pessoas.

Saiba mais:

1 – Dispenser para saquinho de descarte de absorvente;

2 – Dispenser para sabonete cremoso;

3 – Dispenser para papel toalha;

4 – Dispenser para forro de assento sanitário;

5 – Dispenser para rolo de papel higiênico;

6 – Dispenser para papel higiênico interfolhado.

Acesse https://catalogo.mmprimo.com.br/ e confira mais quais produtos trabalhamos e temos para você. Para realizar a sua compra e receber na empresa ligue para 0800 109 667.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×