Copos plásticos serão proibidos em São Paulo. Quais são as alternativas?

No dia 13 de janeiro de 2020 foi sancionada a lei que proíbe o uso e a venda de copos plásticos na cidade de São Paulo. A regra vale tanto para bares e restaurantes como redes revendedoras para o consumidor final, como supermercados, distribuidoras e afins.

Embora a lei ainda não tenha entrado em vigor, pois começará a valer em janeiro de 2021, muitas empresas já começaram a retirar os produtos do mercado e está ficando cada vez mais difícil encontrar os copos descartáveis de plástico nos distribuidores.

Não apenas isso, mas muitos daqueles que concordam com as implicações da Lei já começaram a pensar antecipadamente em meios mais ecológicos para servir a água ou o cafezinho em seus estabelecimentos ou eventos.

Mas então, o que fazer em uma situação como essa? Existe algum outro produto descartável que traga a mesma praticidade e possa, ainda, ser encontrado no mercado?

Conheça os copos descartáveis biodegradáveis

Felizmente, existem duas alternativas muito ecológicas para os descartáveis: os copos de fibra de bambu e os biodegradáveis.

Os copos descartáveis de bambu não levam aditivos químicos em sua composição. São completamente naturais e feitos da fibra natural da planta, por isso não agridem o meio ambiente.

Para se ter uma ideia, enquanto o plástico demora entre 150 a 400 anos para se decompor na natureza, o copo descartável de fibra de bambu leva apenas 18 meses. É tão prático quanto a antiga alternativa e não polui!

Já os copos biodegradáveis, se aproximam muito mais do preço dos copos plásticos descartáveis, porém se decompõe em, no máximo, 3 anos. Demoram um pouco mais para se decompor em relação ao copo de bambu, mas também reduzem o volume de lixo e não prejudicam a natureza no longo prazo, quando descartados corretamente.

Todas essas alternativas são muito úteis para eventos, reuniões e noutras ocasiões. Por isso, vale sempre ter em mãos! 

Além das opções descartáveis, em ambientes de trabalho e escritórios é possível incentivar a utilização de copos pessoais. Bares e restaurantes também podem optar pelos copos tradicionais, de vidro ou porcelana reutilizáveis, caso a demanda de limpeza e reposição deem conta.

Os tempos estão mudando  e até em questões simples como essa, nos vemos na posição de repensar e fazer melhor pelo mundo a nossa volta. Mas não tenha dúvidas de que essas alternativas cumprirão os seus papéis e, quem sabe, tecnologias ainda mais inteligentes e ecológicas não surgirão por conta da nova demanda?

Faz bem ajudar nessa mudança!

O que achou dessas soluções? Tem alguma dúvida ou comentário? Converse com os nossos consultores aqui na MM & Primo para conhecer toda nossa linha de produtos biodegradáveis e siga nossas redes sociais para mais novidades como essa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×