5 Ações de final de ano para sua empresa se destacar e aumentar os lucros

O fim de ano chegou e, com ele, os desafios e oportunidades característicos da época. Apesar de ser um período de altos custos para a maioria das empresas, também é a hora de aproveitar as oportunidades do aquecimento das vendas no varejo. 

Se houver um bom planejamento, o balanço pode não apenas ser positivo como superar (e muito) o restante do ano. Muitas empresas, inclusive, já começam a planejar desde o começo ou meio do ano as ações desse período, pois entendem a importância das vendas de fim de ano.

Para ajudar nesses preparativos, a MM & Primo separou uma lista com 5 formas de se destacar e aumentar os lucros no final do ano. 

  1. Planejamento

Antes de qualquer coisa, planeje. Considere todos os detalhes observando a performance da empresa nos anos anteriores, as previsões do mercado para o período, as necessidades de insumos e matérias-primas, de contratações, ações nos pontos de vendas (PDV) etc. e calcule o seu orçamento. 

Analise se a contratação de profissionais temporários, por exemplo, é necessária e qual será o impacto financeiro geral, considerando as despesas em relação ao aumento da receita. 

2. Decoração

Nada mais bonito que um lugar bem decorado para as festas de fim de ano, não é mesmo?

Por mais simples que pareça isso atrai a atenção dos clientes e incentiva os colaboradores a trabalhar pela empresa. Afinal, esse tipo de atitude mostra também a boa vontade da empresa em participar de eventos comemorativos e oferecer benefícios aos clientes.

Porém, evite excessos na decoração, principalmente de luzes de natal, pois elas podem encarecer demais a conta de energia e até poluir visualmente os pontos de vendas.

3. Promoções

Decorar é bom. Mas se você quer realmente atrair clientes, é bom começar a pensar em boas ações promocionais. Opções não faltam!

Sua empresa pode realizar uma queima de estoque, oferecer brindes, prêmios e vales ou simplesmente condições melhores de parcelamento.

É preciso planejar as promoções com muito cuidado, sem esquecer de um bom investimento em divulgação.

4. Ações no ponto de venda

Para atrair ainda mais clientes para a sua loja, ações comemorativas no ponto de venda (PDV) podem ser uma boa, dependendo do seu negócio.

A chegada do papai noel em uma loja de brinquedos, um evento exclusivo de réveillon em uma loja de roupas e acessórios ou uma promoção flash em um estúdio de tatuagem são bons exemplos disso. 

Você precisa se perguntar: qual tipo de evento se encaixa no meu negócio e interessa aos meus clientes?

5. Ações de endomarketing

Datas comemorativas são sempre um bom momento para agradar e incentivar os funcionários, lembrando e agraciando quem trabalha pelo sucesso do negócio. 

Festas de confraternização, amigo secreto, brindes, prêmios, retrospectivas e ações de todos os tipos podem ser uma excelente uma oportunidade para fortalecer os vínculos entre equipes e com a própria empresa. 

Melhorar a relação com os funcionários e dar aquele ânimo a mais para essa fase tão movimentada gera bons frutos.

Faça algo memorável! 

Independentemente do que puder ou não realizar dentro dessa lista, invista seus esforços para tornar seu fim de ano inesquecível para todos os envolvidos.

Se quer mais dicas para a sua empresa, continue navegando em nosso blog e siga-nos nas redes sociais.

Boas vendas e boas festas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *