Dado divulgado pela ONU estima que 90% das espécies marinhas tenham ingerido produtos plásticos em algum momento da vida e que, até 2025, existirá mais plástico do que peixes nos oceanos.
Um dos grandes vilões da natureza é o canudinho de plástico, daqueles que utilizamos para tomar sucos e refrigerantes. Por serem feitos de polipropileno e poliestireno não são biodegradáveis, podendo levar até mil anos para se decompor no meio ambiente.
Mais um detalhe, mesmo se descartado corretamente na lixeira e levado para aterros legalizados, o canudinho pode escapar pela ação do vento e ser carregado pela chuva para mares e rios, impactando toda a fauna aquática.
Beber diretamente do copo tornou-se um hábito raro em bares e restaurantes por questões de higiene, mas a utilização de canudos plásticos certamente será cada vez mais nociva à natureza.
Então, quais são as alternativas aos canudos plásticos?
Canudo de bambu
O canudo de bambu é uma alternativa vantajosa, pois provém de fonte vegetal renovável, feito de bambu. É reutilizável, lavável, natural e leve.
Canudos de papel
Os canudos de papel são alternativas menos nocivas do que o canudo de plástico, no entanto, mesmo que sejam biodegradáveis, os canudos de papel também utilizam recursos naturais para sua produção e, após o uso, acabam sendo fonte de poluição até a sua completa biodegradação.
Canudo de palha
O canudo de palha, inspirado nos modelos antigos, é um ótimo substituto ao canudo de plástico e amigável ao meio ambiente. O canudo de palha é uma opção saudável para o corpo, leve e biodegradável.
Canudo de vidro
Apesar de não ser biodegradável, o canudo de vidro é reciclável, portátil, durável e, além tudo, elegante.
Canudo metálico
Esses canudos podem ser feitos de inox, aço cirúrgico e alumínio. Adquirido em conjuntos, vêm com limpadores internos. Eles não são tóxicos e há diversos modelos e tamanhos no estilo metálico.
Usar apenas o copo
O que você acha de utilizar o bom e velho copo comum? Claro que não pode ser daqueles descartáveis, também de plástico.
Com exceção de pessoas que possuem alguma limitação física ou por questões de higiene – beber na latinha não higienizada, por exemplo, pode trazer grandes riscos à saúde e contração de doenças – o canudo é totalmente dispensável.
Além disso o uso de canudos para consumir líquidos em copos descartáveis é muito comum e cria uma redundância desnecessária, que causa um grande impacto na natureza.
Levar o seu próprio copo ou garrafinha reutilizáveis na bolsa ou na mochila, adotar uma caneca de chá ou café lavável na empresa ou até reutilizar o máximo de vezes possível um copo descartável antes de jogá-lo na lixeira são pequenas ações que podem ajudar o futuro do nosso planeta.
Que tal repensar suas atitudes para reduzir ao máximo ou se desfazer completamente do uso dos canudos plásticos no seu dia a dia?
Pingback: O impacto do plástico na natureza e o desafio da gestão de resíduos poluentes – MMPrimo