Motivos para reduzir o turnover na sua equipe

Antes de te mostrar os motivos de tentar manter os talentos em sua empresa, vamos explicar o que é turnover: basicamente, é um indicador que mede a rotatividade de pessoal dentro da empresa através da movimentação dos quadros de trabalhadores, contratações e demissões.

A alta rotatividade em uma empresa reflete problemas internos que devem ser avaliados, a fim de evitá-la e também trazer luz e solução para questões que, muitas vezes, não são vistas.

Listamos alguns motivos para reduzir o turnover. Confira abaixo!

  • Diminuição da produtividade

Quando essa taxa é elevada, existe a necessidade de despender uma boa quantidade de tempo treinando novos colaboradores, ação que afeta o rendimento no trabalho de quem realiza o treinamento. Por sua vez, os novos colaboradores terão um período de adaptação até chegar à produtividade desejada.

  • Afeta a cultura organizacional

A chegada constante de novas pessoas acaba gerando choque de valores que, quando são bons, podem ser afetados negativamente. Além disso, pode haver uma desmotivação dos funcionários (especialmente os mais recentes) acerca da permanência na empresa.

  • Aumento de custos

Sendo turnover voluntário ou involuntário, sempre há custos na demissão e admissão de pessoal. Rescisão, férias, décimo terceiro, empresa especializada em processos seletivos, exames admissionais, etc., são alguns dos gastos que envolvem essas entradas e saídas.

  • Desestruturação do setor

Sempre que uma equipe perde um talento, leva um tempo para que ela se reestruture e que tenha outra pessoa que já esteja familiarizada com a rotina. E aí entram questões como a definição do que é prioridade a ser resolvido.

  • Perda de grandes talentos

É comum que pessoas altamente capacitadas e excelentes profissionais acabem saindo de onde estão por inúmeros motivos, dentre eles remuneração inadequada, má gestão, falta de organização, e outras causas que poderiam ser facilmente resolvidas com as políticas corretas e atenção.

Manter a equipe motivada é fundamental para que o turnover ser menor

Existem listas e listas de sugestões do que fazer para evitar essa rotatividade. Abordaremos algumas soluções aqui em nosso blog, como aprimoramento dos processos seletivos, revisão de benefícios e plano de carreira. Fique atento e acompanhe-nos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×