Dicas para organizar o setor de limpeza da sua empresa

Manter um estabelecimento limpo e organizado é essencial para um bom funcionamento e também pode ajudar na produtividade dos seus funcionários. Mas também pode ser um desafio caso essa rotina não esteja alinhada ou com produtos e equipamentos certos.

No artigo de hoje, vamos te ajudar a estruturar o setor de limpeza. Confira:

  1. Tenha um cronograma de faxina:

Entender quais áreas devem ser limpas todos os dias, quais atividades serão semanais, quinzenais ou mensais para que a limpeza seja eficaz. É possível também separar por dias da semana, porém o mais importante é que seja adequado à necessidade do seu estabelecimento.

  • Necessidades de limpeza:

Após a elaboração do cronograma, faça um checklist da necessidade de limpeza e higienização de cada área. Se é necessário lavar ou só passar aspirador e pano, se vai tirar pó e limpar os vidros todos os dias. É interessante também colocar os produtos a serem utilizados, principalmente em áreas em que a desinfecção é necessária.

  • Materiais e equipamentos:

Os utensílios como baldes, espanadores, paninhos, rodos e outros são fundamentais para que a limpeza seja feita de maneira correta e com eficiência, por isso os equipamentos e produtos de qualidade devem ser de qualidade. Afinal, quando se tem os materiais e apetrechos ideais, a produtividade do trabalho aumenta.

  • Divisão de tarefas:

Para que uma atividade não seja feita duas vezes por pessoas diferentes, separar quem deve exercer qual atividade é essencial, assim todas as áreas receberão a devida atenção, por isso realize um cronograma de limpeza de acordo com os espaços e número de colaboradores. É importante também que o outro funcionário saiba qual a rotina do seu colega, para ajudar em caso de falta.

  • Lembre-se dos EPIs:

Os Equipamentos de Proteção Individual devem ser entregues diretamente aos funcionários, pois mexer com diversos produtos pode ser prejudicial à sua saúde, além de riscos físicos como escorregar e acabar se machucando.

Organizar o setor de limpeza pode ser trabalhoso mas vai garantir um bom resultado e evitar que aconteça o acúmulo de sujeira, além de garantir que todas as áreas recebam a devida atenção resultando em ambientes limpos e impecáveis.

Conte com a MM Primo para garantir todos os materiais e equipamentos necessários! Também realizamos o serviço de Consultoria Técnica para a sua empresa. Acesse o nosso site para mais informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×