A importância do uso de EPIs na limpeza

A equipe de limpeza é imprescindível em qualquer local e, devido à sua exposição, está sujeita a vários riscos, como químicos, físicos, ergonômicos e também a acidentes. Sendo assim, a utilização dos EPIs (equipamentos de proteção individual) se torna de suma importância, a fim de garantir a integridade física dos trabalhadores e minimizar as chances de acontecer algum acidente de trabalho.

A empresa deve fornecer os EPIs, assim como orientar os trabalhadores sobre a importância e a maneira certa de uso desses equipamentos, para que eles os protejam da forma mais assertiva possível. E na área de limpeza profissional, além da orientação e incentivo em relação aos equipamentos de proteção, é de interesse de todos que haja auxílio e instrução no uso dos produtos de limpeza, com instruções como o que não deve ser misturado, a forma correta de ser utilizado, entre outros.

Os equipamentos a serem fornecidos podem variar de acordo com as atividades exercidas pelos colaboradores, e dependerão também dos tipos de produtos aos quais serão expostos. Por isso, separamos uma listinha de alguns equipamentos que você, gestor deve ter sempre em mente:

  • Luvas de proteção

Para manuseio dos produtos, evitar ter contato direto com eles e proteger de contaminações por vírus, bactérias etc que podem ter nas superfícies a serem limpas, principalmente se for em ambientes hospitalares.

  • Botas antiderrapantes

As botas de borracha antiderrapantes garantem a segurança em relação a escorregões por estarem constantemente em locais molhados, além de proteger de materiais cortantes.

  • Aventais e macacões impermeáveis

O uso dos aventais evita que o trabalhador tenha contato com produtos e umidade.

  • Óculos de proteção

São fundamentais especialmente quando existe a utilização de produtos mais fortes, pois eles são necessários para evitar que respingos atinjam os olhos.

  • Placa de sinalização

Não é para a pessoa que vai fazer a limpeza, mas a placa de sinalização garantirá que visitantes e demais trabalhadores tomem cuidado se o piso estiver molhado.

Estes são alguns dos equipamentos mais comuns. Entretanto, é válido lembrar que podem existir situações em que protetores auriculares, respiradores ou outros sejam necessários, dependendo dos locais a serem visitados pelos profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×