Dicas de limpeza e organização para restaurantes e estabelecimentos gastronômicos

Sabemos que, para ter um restaurante em pleno funcionamento, é necessário seguir as regras da fiscalização sanitária. No entanto ser rigoroso com a higiene e limpeza do seu estabelecimento é um critério que também define a qualidade dos produtos e do atendimento ao público. Nesse aspecto, a cozinha é um dos ambientes que merece maior atenção.

Reunimos aqui algumas dicas para limpeza e organização em cozinhas industriais:

Limpeza associada à qualidade

Os bons procedimentos permitem manter um nível elevado na qualidade da produção, o que está diretamente vinculado à qualidade do restaurante.

Uma cozinha mal higienizada pode contaminar os alimentos e aumentar as chances de contaminação cruzada, quando um agente contaminante se transfere de um alimento ao outro.

Para evitar esses problemas, é importante manter a cozinha sempre higienizada, adotando produtos que não sejam tóxicos e materiais de limpeza que sejam rápidos e práticos de utilizar.

Colaboradores qualificados

É recomendado que os todos os colaboradores, em especial da cozinha, sejam qualificados nas técnicas de manipulação de alimentos e práticas de higiene. Dessa maneira, você não evitará problemas e não terá que lidar com consequências indesejadas.

Manter a equipe treinada e bem organizada faz parte do processo de gestão de todo e qualquer estabelecimento.

Atenção à estrutura

Cuide para que a instalação da cozinha favoreça a higiene. É importante lembrar que a cozinha precisa estar em conformidade com os padrões normativos.

Além disso, utilizar produtos de alto rendimento ajudam a conservar o ambiente, diminuindo riscos de acidentes ou atrasos na produção diária.

Cuidado com cada detalhe

Quando o assunto é limpeza, todos os ambientes e os utensílios devem ser analisados com rigor. A tolerância para erros deve ser zero e, quando encontrados, devem ser solucionados de forma definitiva.

Atenda a todas as normas

Por meio da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 216, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, que determina vários critérios sanitários para os restaurantes.

Fique atento para evitar a interdição do seu estabelecimento.

Equipamentos e produtos de higiene

Lembre-se de utilizar equipamentos e produtos de boa qualidade para garantir eficiência e higiene dos ambientes. Produtos de alto rendimento, como os que oferecemos aqui na MM Primo, fazem o trabalho de forma muito mais rápida e utilizando muito menos produtos

Conte com a MM & PRIMO para encontrar os produtos de limpeza e higiene corretos e eficientes para o seu ambiente de trabalho. Conheça os nossa linha de produtos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *