Dia Mundial do Doador de Sangue: 5 motivos para você doar sangue

Você sabia que menos de 2% da população brasileira doa sangue periodicamente?

Por isso, abordar esse assunto é fundamental para compartilhar conhecimento e conscientizar as pessoas sobre este ato.

Os estoques dos bancos de sangue precisam estar sempre abastecidos, tanto para atender pacientes em situações de emergência, quanto aqueles que estão internados ou passando por tratamentos longos e cirurgias.

As campanhas de doação de sangue são necessárias e tornar-se um doador frequente é um ato altruísta e de respeito ao próximo.

Confira 5 informações para você se tornar um doador

1 – O seu organismo repõe o sangue doado

Em 24 horas o seu organismo repõe o volume de sangue doado.

 2 – A doação leva somente 1 hora

É um processo muito simples e rápido. Primeiro você realiza o cadastro no local que irá doar, faz a triagem clínica, a pressão arterial, batimentos cardíacos, temperatura e peso são medidos e analisados e vai para a sala onde o sangue será recolhido.

3 – Não existe algo que substitua a doação de sangue

Mesmo com os avanços da ciência e a realização de pesquisas, não foi encontrado nada que substituísse a doação. Atualmente existem alguns produtos sintéticos que conseguem desacelerar uma transfusão, porém são paliativos e temporários e não substituem o sangue.

4 – Não há riscos de contrair doenças

Este ponto causa insegurança nas pessoas, mas esta possibilidade não existe. O material utilizado para coletar o sangue é esterilizado e descartável, todos os candidatos a doação são clinicamente entrevistados.

A entrevista é feita de acordo com a legislação vigente do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Cada análise é feita com seriedade para garantir a segurança de todos.

5 – Uma doação pode salvar até quatro vidas

Uma bolsa de sangue pode atender até quatro pacientes. Isso acontece pois o material é separado em mais de um hemocomponente, ou seja, ele é um concentrado de plaquetas, de hemácias (glóbulos vermelhos), plasma e crioprecipitado e podem ser utilizados em diversas situações e necessidades.

Seja um doador e salve vidas! Acesse o site da Colsan para mais informações e agende a sua doação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×