Cuidados importantes que devemos ter ao manusear produtos químicos de limpeza

Quando falamos da importância da limpeza nos ambientes corporativos é importante lembrar que a equipe de limpeza responsável deve receber treinamento especial e ter muito cuidado ao manipular os produtos, visto que eles possuem diversos componentes em sua composição que podem ser perigosos à saúde.

Vamos citar um exemplo, os produtos específicos para a limpeza dos banheiros costumam ser mais fortes e ter mais soluções químicas para que a limpeza seja eficaz e a desinfecção completa. Por isso, a empresa deve oferecer equipamentos e vestimentas de segurança (EPI), como luvas, máscaras, óculos de proteção, entre outros.

Como escolher os produtos corretamente?

É essencial que a embalagem venha com instruções objetivas sobre a maneira correta de manusear o produto, quais são as contraindicações, agentes químicos e a forma correta de utilização. Informações sobre utilização, por exemplo, se a utilização deve ser realizara com o produto puro ou diluído em água, precisam ser realizadas à risca. Nada de inventar “receitas secretas” com produtos químicos.

O armazenamento é um detalhe importante

Todos os produtos devem ser armazenados de forma segura e responsável, pois é importante mantê-los fora do alcance de crianças e pessoas que não tenham treinamento para sua utilização. Eles não podem ficar perto de alimentos ou expostos, pois muitas pessoas têm alergias a diversos componentes químicos.

Os produtos químicos inflamáveis devem ser armazenados em locais frescos, longe do calor e da luz, enquanto produtos químicos ácidos precisam ser guardados isoladamente.

Saiba quais são os cuidados principais

Além das questões já citadas, listamos outros cuidados indispensáveis na escolha, uso e armazenamento dos produtos químicos. Confira os tópicos:

  • Leia e siga com atenção o rótulo do produto;
  • Mantenha os ambientes ventilados durante a aplicação;
  • Não esqueça de utilizar equipamentos de proteção individual (EPI);
  • Não faça misturas sem a orientação do fabricante;
  • Aprenda a utilização correta de cada produto e, se tiver dúvidas, fale com o responsável e solicite um treinamento;
  • Descarte nos lugares corretos.

É indispensável que os chefes das empresas informem aos colaboradores as Normas Regulamentadoras da Segurança do Trabalho e ofereçam suporte imediato em caso de acidente. Este preparo também é muito importante.

No blog oficial da MM Primo você encontra diversos artigos sobre limpezas, produtos, equipamentos, dicas, conscientização e muito mais. Clique aqui para conferir!

Confira nossas dicas, informações e alertas na utilização dos produtos de limpeza e higiene.

One thought on “Cuidados importantes que devemos ter ao manusear produtos químicos de limpeza

  1. Pingback: Como garantir uma limpeza eficaz nos ambientes hospitalares - MM Primo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×