Confira 5 dicas de gerenciamento de insumos para a sua empresa

O fluxo de entrada de insumos e saída de produtos em uma empresa funciona com base em cálculos e expectativas. Esse é um dos pontos mais fundamentais para qualquer indústria poder funcionar produtivamente, sem excesso de estoque ou falta de matéria prima, pois ambos casos podem significar prejuízo.

Em muitos negócios esse processo funciona de forma simples e natural. Mas sabemos que nem toda empresa é assim – processos atrasam, podem faltar insumos e produtos lotam os estoques. Com isso, os lucros são prejudicados e muitos gerentes têm dificuldade de compreender porque isso acontece.

Tudo isso é falta de planejamento ou estrutura. Existem, sim, medidas preventivas que podem ser implantadas para evitar esse tipo de problema e administrar o fluxo de produção de forma adequada. 

A MM & Primo também é uma empresa de logística e, por isso, separou 5 fatores para te ajudar a planejar e gerenciar corretamente os insumos da sua empresa:

  1. Tenha um bom setor de compras

Profissionais competentes e integrados para o setor de compras da empresa farão com que tudo ocorra de forma mais simples, ágil e descomplicada. Neste setor ocorre todo o planejamento de entrada de insumos, considerando suas previsões de saída. 

As atividades do setor de compras variam entre negociar com fornecedores e registrar, analisar e planejar o fluxo de revenda. Por isso, esses são os colaboradores mais indicados para gerenciar corretamente a entrada de matéria prima.

Também por esse motivo, ofereça boas ferramentas de trabalho que facilitem o planejamento de inventários completos, cálculos descomplicados e registros seguros das atividades de produção. 

Se o ferramental auxilia no planejamento e produtividade, é um bom investimento!

2. Tenha um bom controle de estoque

Profissionais dedicados ao gerenciamento de estoque são necessários para a organização e controle correto dos insumos e matérias primas.

Eles são responsáveis, por exemplo, por não deixar que nada passe da validade e por garantir que tudo tenha fácil acesso, permitindo que a movimentação seja corretamente registrada. 

A destinação e acompanhamento preciso desses materiais traz benefícios imensos para o fluxo de caixa de uma indústria.

Aqui, softwares e ferramentas de controle também são essenciais. Existem diversas ferramentas de ERP (Enterprise Resource Planning) e automatização de inventário para as mais diversas necessidades.

3. Integração de setores

Falamos separadamente de cada departamento. Mas fica aqui uma dica ainda mais útil: integre os setores. 

Quando é estabelecido um canal de comunicação entre as áreas de produção, estoque e vendas, os processos passam a acontecer com mais assertividade. 

Muitas vezes, um problema (ou gargalo) que acontece no final da cadeia de produção pode ter sua origem ainda no fornecimento ou na recepção de insumos feita nas docas. Isso é normal e faz parte da rotina de milhares de trabalhadores. Mas é possível reduzir os erros de gerenciamento com planejamento e um bom trabalho de integração de áreas da empresa.

4. Segurança do estoque

É importante também que os técnicos de segurança do trabalho também estejam incluídos nesse alinhamento entre setores. 

Estes Profissionais garantem que o estoque seja manuseado da melhor forma, pois sabem pontuar cada detalhe do ambiente e do processo, conferindo boas condições de armazenamento e segurança aos trabalhadores e aos materiais.

Com ou sem uma área específica de segurança do trabalho, dependendo do tamanho da sua empresa, evite que materiais fiquem em locais de risco de queda e choque, ou próximos a produtos inflamáveis. 

Garanta que tudo esteja devidamente registrado, organizado, sinalizado e que seus colaboradores estejam sempre em segurança.

Não esqueça dos equipamentos de segurança e manuseio (EPI)!

5. Bons fornecedores

O gerenciamento de insumos começa na contratação de bons fornecedores. 

Em caso de oscilações e faltas de insumos, sua empresa se beneficiará da qualidade e do bom relacionamento com os parceiros que fornecem produtos essenciais para a manutenção e fabricação.

Tenha o poder de compra empresarial em mente na hora de orçar os insumos necessários à sua produção, sem deixar de levar em conta a proximidade entre as partes. 

Avalie a facilidade de negociação e de entrega, pois fatores como esses favorecem toda a cadeia produtiva. Boas opções não faltam no mercado!

A MM & Primo valoriza o bom relacionamento com seus clientes e fornecedores e, por isso, comunica-se ativamente, oferecendo sempre ótimas condições de negociação. Com uma logística efetiva e entrega de 98% dos pedidos em menos 24 horas. 

Sempre que precisar de produtos de higiene e limpeza, conte conosco!

E então, essas dicas foram úteis para você? Se gostou desse conteúdo, fique por dentro das nossas redes sociais e tenha acesso a mais dicas como essa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×