Como realizar uma limpeza e higiene eficaz nas cozinhas e nos equipamentos

As cozinhas profissionais são ambientes com diversos equipamentos e bastante circulação de pessoas, por isso os cuidados com a limpeza e higienização devem ser redobrados. É necessário ter atenção para garantir a qualidade dos alimentos preparados.

Uma cozinha limpa de qualquer jeito é o lugar perfeito para a proliferação de microorganismos. Imagina se acontece uma contaminação nos alimentos do seu estabelecimento? Seria um problema gravíssimo!

No dia 22 de outubro de 2001, o Ministério da Saúde estabeleceu a resolução RDC n° 184 , a qual proíbe o uso de detergentes com perfume para lava-louças, atente-se no momento de realizar as compras dos produtos. As cozinhas profissionais devem seguir as normas e regulamentações estabelecidas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Cuidar da cozinha e manter a higiene em dia é indispensável. A limpeza e higienização de uma cozinha industrial deve ser feita em três etapas. Confira:

  1. Limpeza: limpar a cozinha e os utensílios, jogar os restos de comida fora, tirar o lixo, varrer e passar pano no chão, nas cadeiras e mesa.
  2. Descontaminação: após utilizar desinfetante ou cândida, é importante passar um pano úmido para retirar os agentes químicos que são nocivos à saúde, aos alimentos e ao ambiente.
  3.  Desinfecção: escolher produtos específicos para a limpeza dos alimentos e locais de trabalho para garantir um ambiente sem micro-organismos. A contaminação cruzada pode acontecer na hora que os alimentos estão sendo preparados, portanto, estabeleça critérios rigorosos para a cozinha.

Além das três etapas, temos as atividades diárias, semanais e mensais. Saiba o que fazer em cada passo:

  • Diárias: assim que o lugar fechar, uma limpeza geral deve ser feita. Limpar os pisos, utensílios, equipamentos, bancadas e tirar os lixos.
  • Semanais: desinfetar os ralos, esvaziar e limpar as geladeiras, freezer e despensa. Checar as datas de validade dos alimentos armazenados e ter um controle das datas. Limpar as paredes, rejuntes, portas e janelas.
  • Mensais: limpar a caixa de gordura, tetos, paredes e janelas altas.

A limpeza das chapas e fogões merecem uma atenção especial e cuidado redobrado. Confira qual é a maneira correta de limpar estes equipamentos:

  • Chapas: é importante lembrar que a limpeza só pode ser feita quando não estiver quente. Use uma lixa fina para realizar o polimento, esfregue levemente a superfície da chapa e para finalizar use um pano seco e remova a fuligem do polimento.
  • Fogões Industriais: as chamas dos fogões são mais fortes e necessitam de panelas maiores. Para iniciar a limpeza utilize uma escova de aço nas bocas do fogão, se preferir use uma escovinha menor. Depois lave a chapa e a grade com palha de aço, pegue um pincel e passe óleo de cozinha e deixe escorrer e então seque com papel toalha. Por último, limpe o fogão com esponja e detergente.

No catálogo digitalda MM Primo você encontra diversos produtos e utensílios para garantir uma limpeza eficaz para a sua cozinha profissional. Para falar com um atendente ligue para 0800 10 9667 ou envie uma mensagem no  WhatsApp para o número 11 3109 1650.

Conte conosco e garanta a segurança do seu estabelecimento para os seus clientes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×