Como organizar o processo de lavagem de roupas

É de conhecimento geral que o processo de lavagem de roupas é uma tarefa que demanda muito tempo e muitas técnicas. Mesmo em lavanderias profissionais, existem necessidades específicas de cada tecido, produtos profissionais que necessitam de processos especiais, além de técnicas de lavagem que demandas maquinário especial.

Em casa o trabalho não é menor e, por isso, existe todo um cuidado neste processo, como separar as roupas brancas das coloridas, saber quais precisam ser lavadas no modo delicado, organizar as meias, roupas íntimas, toalhas, cobertores etc., além daquelas que estão com manchas e necessitam de cuidado extra.

Por isso, separamos diversas dicas para você criar um método de organização na sua lavanderia com o intuito de otimizar o seu tempo. Confira abaixo e prepare-se para colocar essas sugestões em prática!

Atente-se às etiquetas das peças

Pois é, elas são mais importantes e úteis do que você imagina! Cada símbolo indica uma característica de lavagem e cuidado, vamos explicar como funciona:

  • Temperatura: indica a temperatura máxima ou mínima a qual a peça deve ser lavada. Ela pode estar marcada na forma de graus celsius (por exemplo, 20°) ou por pontos. Um ponto significa lavagem fria e três pontos são para lavagem com água quente.
  • Ferro: quando há um “X” sobre o ferro de passar roupa é porque aquela peça não deve e não precisa ser passada.
  • Secagem: outro detalhe bastante interessante é quando aparece a indicação de como aquela peça deve secar. Ou seja, quando aquela peça não pode ser pendurada no varal, mas ser colocada em uma superfície plana para secar sem amassar ou deformar, por exemplo.

É importante conhecer cada um dos símbolos utilizados nas etiquetas das peças e aprender os diferentes procedimentos de lavagem e cuidados que eles representam. Nos sites das marcas de produtos de lavagem é comum encontrar o significado de cada um desses símbolos.

Separe as roupas por cores

Outra dica importante é separar corretamente as roupas por cores, para que elas não se misturem e que a limpeza seja feita corretamente e sem riscos de adulteração de cada peça. Por exemplo:

  • Roupas brancas: é importante deixá-las de molho para uma limpeza mais eficiente.
  • Roupa delicada: seda, cetim, camurça devem ser lavadas separadamente e no modo “delicado” da máquina de lavar.
  • Roupas especiais: as roupas de cama, mesa e banho devem ser lavadas separadamente. A maioria das máquinas possui ciclos específicos para esses tipos de lavagem.
  • Roupas coloridas: separe as peças claras e escuras. Você pode fazer uma pilha e coloca as peças escuras na parte de baixo, com as peças claras na parte de cima.

Outro ponto importante: mais uma vez, não esqueça de verificar as etiquetas, este detalhe facilitará o processo de lavagem das roupas.

Use produtos eficientes

Nós temos diversos produtos que são perfeitos para a sua lavanderia: produtos profissionais e de alta performance, que garantem a completa higienização das roupas.

Vamos conhecer dois deles, que podem facilitar o processo de lavagem tanto em casa quanto em lavanderias profissionais:

OMO Lavanderia: não danifica as fibras dos tecidos, preserva as cores das peças, não deixa resíduos e é perfeito para os alérgicos, pois não tem perfume.

Comfort Lavanderia: é hipoalergênico, sua fórmula conta com ativo biodegradável e foi desenvolvida especialmente para o mercado profissional.  

Adquira esses e outros produtos através do nosso catálogo online e receba através do nosso Delivey exclusivo. Conte com a MM Primo para suas necessidades de materiais de limpeza e higiene, garantindo o melhor desempenho no seu estabelecimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×