Como a higiene e a limpeza do ambiente de trabalho podem influenciar no seu negócio

A higiene do escritório e a limpeza ambiental empresarial fazem toda a diferença. Embora pouco perceptível para muitos, esse é um fator extremamente presente no dia a dia e pode determinar até mesmo a produtividade dos colaboradores e a experiência de compra do cliente.

Que a faxina periódica é necessária, todos já sabem. Mas o quanto ela impacta, com que frequência ela deve ser feita e quais fatores higiênicos mais influenciam sua equipe e seus clientes é algo que ainda passa despercebido. 

Para mostrar a importância do correto asseio em uma empresa, separamos três fatores que impactam diretamente nos negócios. Confira:

Apresentação de marca

Limpeza também é uma questão de marketing. A apresentação visual do ambiente pode impactar diretamente na experiência dos frequentadores. Lugares visivelmente sujos podem causar desconfortos e reduzir o tempo de permanência das pessoas em lojas e prédios comerciais. Afinal, ninguém gosta de estar em um ambiente mal cuidado e sem condições de trabalho. 

O fator estético envolve também outros sentidos, como o olfato. O cheiro de limpeza, além de agradável, é uma ótima forma de acalmar os clientes. Tudo isso pode (e muito provavelmente irá!) influenciar na visão do público sobre a sua marca.

Saúde

Quando se pensa em limpeza, a primeira coisa que vem à mente é a higiene. De fato, esse é o primeiro e maior motivo pelo qual qualquer empresa deve se atentar à rotina de asseio e desinfecção.

Pisos, balcões e móveis sujos podem acumular poeira, bactérias e outros organismos patogênicos, especialmente em ambientes de grande circulação. Com a quantidade de materiais e pessoas circulando, o acúmulo de sujeira aumenta exponencialmente.

Pensar no bem-estar e saúde dos clientes e funcionários é essencial e, para que haja uma limpeza adequada em periodicidade proporcional às necessidades do ambiente, o gerenciamento e escalonamento da equipe de limpeza e da utilização de produtos tem que ser muito bem previsto.

Segurança

Limpeza também é questão de segurança. Imagine, por exemplo, os riscos que o chão muito engordurado, ou empoeirado, podem trazer para seus frequentadores. Quedas, escorregões e tropeços são sempre uma possibilidade em ambientes mal cuidados.

Por isso é importante manter o piso livre de lixos e substâncias, bem como utilizar os produtos certos para a limpeza. Caso contrário, a situação pode ser ainda mais comprometedora.

Viu como é importante? A limpeza pode parecer algo simples e imperceptível, mas faz uma enorme diferença. E a maioria das pessoas só percebe isso quando passa por uma situação negativa envolvendo o assunto.

Faça com que seus clientes só reparem na limpeza se for pela impecabilidade e brilho do seu ambiente!

Se você quer saber mais e ter acesso a mais dicas como essa, siga-nos nas redes sociais.

One thought on “Como a higiene e a limpeza do ambiente de trabalho podem influenciar no seu negócio

  1. Pingback: 4 Dicas de ouro para fazer bons negócios e fechar acordos de sucesso - MMPrimo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×