Negociações são parte ativa da rotina de qualquer empresa. Encontrar fornecedores, fortalecer parcerias e prospectar novos clientes é fundamental. Ou melhor, é inevitável!
O capital humano é a pedra fundamental do mercado. Seja na bolsa de valores ou nas salas de reunião espalhadas pelo mundo afora, são as negociações e conversas que fazem organizações de qualquer porte crescerem ou desaparecem, diariamente.
Isso, por si só, não caracteriza uma afronta. Pelo contrário, a quantidade de negociações que uma empresa faz pode muito bem representar uma grande oportunidade. Portanto, valorize e treine vendedores, compradores e comunicadores, para que eles se tornem especialistas em fechar bons acordos.
Outras dicas para valorizar as suas negociações e aumentar as suas chances de sucesso são:
Mantenha os ânimos calmos
Em qualquer situação de sociabilização, a pressa e a irritação atrapalham. Demonstrações de estresse geram um efeito espelhado naqueles com quem estamos nos comunicando.
Reuniões costumam apresentar situações desafiadoras neste sentido. Ali, emoções, egos, pressões e ansiedades ficam à flor da pele. Não se deixe levar por possíveis exaltações e descontrole. Assuma sempre o controle da situação.
Manter-se calmo e tranquilo transmitirá uma imagem melhor sobre a sua empresa e sobre o que está sendo vendido. A lógica e a preparação emocional prévia serão grandes aliados nessa hora!
Conduza com maestria
Com os ânimos sob controle fica mais fácil usar as suas estratégias de persuasão. Inicie a negociação e a conduza você mesmo. A dica é: seja objetivo e concentre-se na proposta.
Se você pesquisou e planejou previamente as possibilidades de resultado da negociação, muito dificilmente sofrerá prejuízo ou dará prejuízo à outra parte. Até, por isso, é importante registrar a conversa em atas, desenvolver pautas prévias e ter em mãos todas as informações que circulam em um encontro de negócios.
Desinformação, distração e divagação podem gerar perdas imensas. Saiba sempre do que está falando e não deixe nada na dúvida ou nas entrelinhas. A transparência é fundamental para a boa comunicação.
Esclareça sempre suas intenções. Mesmo que pareça audacioso em alguns momentos, a honestidade e a confiança demonstram liderança, além de darem liberdade à outra parte de colocar suas opiniões na mesa.
Mantenha uma postura altiva, mas nunca intimidadora. Um tom de voz firme, mas nunca ofensivo. Seja a pessoa com quem você gostaria de negociar!
Ofereça um ambiente agradável
Nada é mais desagradável do que ser recepcionado em um ambiente sujo ou malcheiroso. Se você já passou por uma situação dessas, sabe como a vontade de ir embora ou de apressar a conversa pode acontecer. E o quão negativa a pressa pode ser em uma negociação.
Então, busque ter total controle sobre o ambiente em que o encontro ocorrerá. Se for de sua escolha, priorize lugares de bom aspecto, que ofereçam conforto e satisfação. A regra é: quanto menos agitação, melhor.
Tenha também uma sala de reunião privada, bem ventilada, visualmente limpa e sem distrações ou obstruções de passagem. Assim, se a negociação acontecer em seu território, você poderá aproveitar uma situação muito mais favorável e acolhedora para alcançar uma negociação boa para ambos lados.
Falamos mais profundamente a respeito disso no nosso último artigo: “Como a higiene e a limpeza do ambiente de trabalho podem influenciar no seu negócio”
Ofereça um cafezinho
O café é uma das características culturais mais fortes do Brasil. Símbolo de produtividade, de hospitalidade e de sociabilização. A bebida está presente nos momentos descontraídos e importantes no dia a dia de qualquer empresa.
Sim, o cafezinho é ótimo naquela pausa estratégica no meio do expediente ou naquele momento de socialização após o almoço. Mas, em encontros importantes e negociações com clientes e parceiros, é indispensável!
O coffee break não apenas mostra a hospitalidade de quem recebe, como também tem o poder de tornar o encontro mais favorável. Isso acontece porque a cafeína aumenta os níveis de serotonina, hormônio diretamente relacionado ao prazer. Nessas circunstâncias, as chances de sucesso na negociação aumentam consideravelmente.
Então, capriche na mesa de petiscos e não se esqueça das bebidas quentes para alegrar o encontro! Você encontra diversos produtos importantes para complementar o seu coffee break aqui mesmo, na MM & Primo.
Para mais dicas como essa, siga a MM & Primo nas redes sociais e continue acompanhando o nosso blog.
Se ficou interessado em algum de nossos produtos de limpeza, higienização ou para o seu coffee break, acesse o catálogo e fique à vontade para conversar com a nossa e equipe de vendas sobre as suas necessidades ou fazer o seu orçamento.
Boas negociações!
Pingback: Por que amamos café? - MMPrimo