Para dizer o porquê você deve se preocupar, primeiro precisamos deixar claro o que é clima organizacional. Basicamente é o nível de satisfação dos seus colaboradores com a empresa, assim como a percepção coletiva em relação a ela, suas práticas, políticas, estrutura, valores e processos.
Atualmente, além de cargo, salário e horário é muito comum que se pergunte em relação ao clima da empresa e isso se torna fator determinante para um talento decidir se vai aceitar sua proposta ou se vai permanecer na empresa em que está.
Um bom ambiente pode estimular positivamente sua equipe, estimular criatividade e proatividade, trazer mais dedicação no cumprimento das tarefas e, consequentemente, ajuda a alcançar melhores resultados nos projetos solicitados.
Portanto, investir num bom clima pode ser lucrativo, além de ajudar a reduzir turnover, absenteísmo e conflitos. Sendo assim, trouxemos algumas dicas de como melhorar o ambiente corporativo:
1 – Faça pesquisa de clima periodicamente
Existem várias ferramentas e empresas que prestam esse serviço e fazem consultoria. Saber qual é a visão dos colaboradores e os pontos a melhorar são um ótimo norteador para ações corretivas.
2 – Alinhe princípios e estimule a ética
Embora o certo e errado possa ser subjetivo e individual, quando você deixa claro o que é aceito ou não na empresa e estimula os comportamentos de acordo com valores da empresa, todos ficam alinhados e comprometidos com estes valores.
3 – Faça sempre o possível para melhorar a comunicação interna
Permitir diálogo, estimular conversas claras e ter pessoas que conseguem falar, se expressar e oferecer canais para facilitar o diálogo são pontos essenciais. Criar processos para lembrar os colaboradores do que deve ser passado para os colegas pode ajudar muito.
4 – Prepare bem sua equipe
Um bom treinamento, acolhimento aos novatos, ter tarefas divididas é importante tanto para o ritmo de trabalho quanto para a percepção dos clientes em relação à sua empresa.
Por estar se tornando fator cada vez mais importante, converse com os colaboradores da sua empresa e busque entender o que pode ser melhorado e fique atento a possíveis desavenças ou situações que impactem no clima.