Como aumentar a produtividade da sua equipe

Atualmente, um dos grandes desafios dos gestores é aumentar a produtividade de seus funcionários uma vez que a competitividade do mercado exige a otimização de tempo e produção ou prestação de serviço de qualidade no menor tempo possível, mas por esse ser um fator intimamente ligado à motivação profissional, pode se tornar um tanto complexo. Por isso, viemos dar algumas dicas do que você pode fazer para colaborar com o aumento da produtividade da sua equipe.

  1. O que é dispensável, elimine

Muito tempo é perdido em atividades que não vão agregar à rotina, então é importante revisitar o escopo de trabalho de cada um e tirar as atividades que são dispensáveis.

  • Estimule a boa convivência

Tente promover atividades dentro e fora do ambiente de trabalho que estimule uma convivência um pouco mais descontraída, que dê uma pausa no que é “só trabalho”, cafés da manhã e almoços com os colaboradores, happy hours ou atividades similares podem ser uma boa solução para essa questão, além de sempre ser imparcial, ouvir sempre os dois lados quando houver algum atrito e ficar atento às pessoas que podem acabar desmotivando os colegas de trabalho.

  • Dê oportunidade de capacitação e desenvolvimento

Se possível, fazer programas que estimulem os funcionários, como: cursos e consultorias que podem ser feitos através de reembolso total ou parcial. Essas são formas de ajudar o funcionário a se desenvolver e, consequentemente, melhorar sua produtividade

  • Tenha uma comunicação eficiente

Ofereça formas que você e seus colaboradores consigam se comunicar eficientemente, sejam aplicativos nos computadores, celulares corporativos, criar processos para melhorar a comunicação e você mesmo desenvolver sua comunicação para que ela seja mais clara e assertiva.

Sabemos que a rotina de um gestor pode ser um tanto corrida, portanto, eficiência e agilidade podem ajudar e muito! Então, reserve um tempinho para cuidar desses fatores para que você tenha uma equipe cada vez mais produtiva e assertiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×