Clima organizacional, duas palavras com uma importância enorme no meio corporativo.
A função de ambas palavras é fundamental para diminuir a rotatividade de funcionários e quando é colocada em prática da maneira correta, pode ajudar a aumentar a produtividade dos colaboradores. No artigo de hoje, vamos falar sobre como a limpeza e o cheiro do ambiente podem influenciar seus trabalhadores.
1 – Limpeza e organização
Estes são fatores que, quando aplicados podem melhorar alguns questões como:
- Passar imagem mais profissional da empresa tanto para colaboradores quanto para os clientes que a visitam;
- Evita que doenças variadas contaminem as pessoas, pois a exposição a sujeira ou a poeira e a falta de higienização podem causar vários problemas de saúde aos colaboradores, como doenças infecciosas, respiratórias ou alergias;
- A limpeza contribui para a durabilidade dos equipamentos, uma vez que cabos emaranhados e pó podem prejudicar o funcionamento de computadores, aparelhos de TV, impressoras e outros;
- Ajuda na produtividade, uma vez que quando é mais fácil encontrar materiais, documentos e equipamentos necessários, o trabalho tende a ser mais ágil.
2 – Aromatização
O olfato é uma ferramenta muito importante para a memória e pode ajudar a criar memória afetiva em relação ao ambiente de trabalho, é inegável que estar em um ambiente de trabalho cheiroso, limpo e organizado é agradável.
Além disso, pode ajudar a criar esse laço com seus clientes também, pois os cheiros também criam lembranças.
Apesar de ser uma ferramenta muito interessante, se feita de maneira errada, pode ser prejudicial. Portanto é muito importante se atentar aos ambientes e tipo de fragrâncias usadas, confira:
- Para recepções e escritórios, é interessante o uso de odores que sejam aconchegantes, por exemplo aromas que contenham alecrim, cravo, canela e capim limão;
- Já para refeitórios e cozinhas, por se tratar de alimentação, aromas cítricos como laranja, limão e citronela são melhores;
- Para os banheiros, aromas frescos como limão e citronela ou florais como lavanda são ótimos.
Como as pessoas passam boa parte do seu tempo diário no trabalho, oferecer um ambiente aromatizado, limpo e organizado pode contribuir muito para o clima organizacional, saúde e motivação.