Tipos de Limpeza Industrial

Diferentemente da limpeza comercial que acaba sendo mais focada apenas na remoção de poeira e organização, a limpeza industrial envolve muitas etapas e especificidades, que vão depender  do tipo de  indústria que precisará da limpeza, como a frequência, os equipamentos e materiais necessários, se há alguma norma a ser seguida de acordo com orientações de órgãos reguladores.

Esse tipo de limpeza, não envolve somente grandes empresas ou indústrias, é aplicável também à cozinhas, pela grande quantidade de gordura que pode acumular e precisar de processos mais profundos de limpeza.

Mas como funciona?

Primeiro é necessário fazer um estudo das necessidades da sua empresa. Qual o tamanho? Como é o ambiente? O que é produzido? Quais as recomendações de órgãos reguladores?

Existem hoje, empresas especializadas que oferecem consultorias, identificando as necessidades e fazendo cronograma, além de orientar seus funcionários.

Determinadas as necessidades, a escolha dos produtos e equipamentos se tornam mais assertivas e eficazes, ajudando a reduzir custos.

Tipos de limpeza mais comuns

  • Limpeza em espaços confinados e altura: são mais difíceis de realizar e precisam de técnicas e equipamentos específicos, portanto, é importante a contratação de empresa especializada.
  • Limpeza com hidrojateamento: para remover incrustações ou resíduos de ambientes industriais, são usados equipamentos de hidrojateamento, que como o nome sugere é feito com água e pode ser de alta, média ou baixa pressão.

É importante ressaltar que, mesmo com a limpeza sendo feita periodicamente, existem formas de facilitar esse processo, como:  evitar que a sujeira se acumule seguindo corretamente o cronograma de limpeza proposto, contratar uma empresa especializada que conseguirá fazê-la da forma correta, ter os equipamentos e materiais certos para que o resultado seja o esperado, fazer a limpeza quando o fluxo de pessoas estiver menor naquele ambiente (horário de almoço, turno com menos funcionários), ter uma cultura forte na empresa para que tudo sempre seja mantido o máximo possível, inclusive disponibilizando o que for necessário para isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×