Saiba como descartar o lixo reciclável corretamente

Sabemos que materiais como vidros, plásticos, metais e papéis são recicláveis. Mas você sabe a maneira correta de fazer o descarte?

Alguns cuidados muito importantes garantem que o seu lixo possa retornar para a cadeira de produção por meio da reciclagem. Confira alguns deles:

  1. O que é reciclável e o que não é?

Esse processo é essencial porque alguns materiais não podem ser reaproveitados. 

Em relação aos papéis, você não deve reciclar aqueles que tiveram contato com matérias orgânicas. Por isso caixas de pizza, papéis sanitários, guardanapos usados e semelhantes não devem ir para o lixo reciclável. 

Adesivos, fraldas descartáveis e celofane, que são tipos de plástico, também não devem entrar na lista de reaproveitamento.

Vidros temperados, como os de janelas ou de automóveis e espelhos não devem ir para a reciclagem. Assim como as latas de metal de aerossol, de tinta, de inseticida e pilhas.

Detalhe importante é a separação correta dos materiais, assim como costumamos ver em lixeiras que determinam o local para descarte de vidro, papel, plástico e metal. Mesmo que você não tenha essas lixeiras em casa, separe os seus materiais em sacos diferentes para melhorar a identificação e o trabalho das cooperativas.

2. Lavagem das embalagens

As embalagens de plástico e vidro que tiveram contato com alimentos precisam ser bem lavadas antes de serem enviadas para a reciclagem. Existem cooperativas que fazem a higienização, no entanto nem todas são capazes e acabam descartando materiais sujos. Então, não corra o risco de que o lixo que você separou vá parar em um aterro sanitário.

3. Lixo eletrônico, lâmpadas e medicamentos

Esse tipo de material deve ser descartado por meio de empresas especializadas, pois pode liberar resíduos perigosos, que podem contaminar o meio ambiente e até causar graves problemas de saúde.

Essas pequenas atitudes contribuem para a redução da produção de lixo e a otimização dos recursos naturais. 

Faça a sua parte e deixe o planeta mais limpo e sustentável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *