Os hospitais e clínicas de saúde são locais que concentram microrganismos, bactérias e vírus nocivos à saúde. Além de atingir pacientes e familiares, os profissionais de saúde também correm riscos.
Por isso, é importante ter uma equipe de limpeza altamente treinada e produtos específicos para higiene hospitalar na hora de cuidar do ambiente de clínicas e hospitais. As técnicas utilizadas devem seguir os princípios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A limpeza hospitalar é uma das medidas de prevenção e controle para romper a cadeia epidemiológica das infecções. A disseminação de vírus, bactérias e diversos fungos se dá através do ar, da água e das superfícies inanimadas.
A limpeza hospitalar é dividida em 3 tipos:
Limpeza recorrente
Essa limpeza contempla retirada dos lixos e resíduos, recolhimento das roupas e outros materiais que podem estar infectados.
Limpeza terminal
Após a saída de um paciente, o local deve ser preparado para ser usado por outro paciente. É necessário realizar a limpeza de todas as superfícies com total desinfecção do mobiliário.
Limpeza de manutenção
Tem o objetivo de manter o padrão de limpeza geral, durante os intervalos entre as limpezas concorrente e terminal. Nesse processo é feita a reposição de materiais de higiene, recolhimento de resíduos e manutenção de superfícies.
Dentro de um hospital ou clínica é necessário o processo de desinfecção que se refere ao processo de destruição de agentes infecciosos. Pode ser feita através de meios químicos (germicidas) ou físicos (calor e vapor).
Lembre-se de utilizar equipamentos e produtos de boa qualidade para garantir eficiência e higiene dos ambientes. Produtos de alto rendimento, como os que oferecemos aqui na MM Primo, fazem o trabalho de forma muito mais rápida e utilizando muito menos produtos.
Conte com a MM PRIMO para encontrar os produtos de limpeza e higiene corretos e eficientes para o seu ambiente de trabalho. Conheça os nossa linha de produtos!