Dia do Zelador: Entenda a Importância deste profissional

Nesta sexta-feira (11), celebra-se o Dia do Zelador. Esta é uma profissão que desenvolve várias atividades em escolas e condomínios comerciais ou residenciais, sendo assim, trouxemos informações sobre essa profissão tão importante.

As atividades de um zelador estão relacionadas à rotinas de limpeza, manutenção predial, responsabilidade sobre alguns materiais e equipamentos, e cada local específico tem uma organização diferente que precisa estar alinhado ao contrato individual de trabalho. Além disso, o acordo coletivo do sindicato responsável é indispensável, portanto, é muito importante ter muita atenção no momento de contratar alguém para esse serviço.

Como o nome da profissão já indica, o zelador deve zelar pelas áreas comuns com pequenos reparos, supervisionar equipes em suas atividades, verificar funcionamento de elevadores, chamar polícia ou bombeiros quando necessário.

O profissional deve garantir o cumprimento das normas do Regimento Interno e da Convenção de Condomínio por todos, providenciar materiais e equipamentos para que os funcionários consigam exercer suas atividades e estar sempre muito próximo ao síndico do condomínio ou ao diretor de escola, a fim de repassar tudo que sair do seu alcance ou que precisará de outro tipo de intervenção.

Em geral, quando falamos em zelador pensamos também que a rotina de limpeza está associada à sua função, mas não é a limpeza propriamente dita que é sua responsabilidade, salvo exceção conforme dito acima: que esteja em contrato individual de trabalho ou de acordo com a convenção coletiva.

Portanto, a parte de limpeza acaba ficando com uma equipe especializada de limpeza e a responsabilidade do zelador sobre esta atividade é supervisionar ou acionar as pessoas da equipe quando necessário, além de garantir que os materiais e equipamentos de limpeza estejam sempre em ordem e disponíveis para que a equipe possa realizar suas tarefas.

Por fim, é válido ressaltar que desde que haja comum acordo entre as partes e que siga-se a legislação trabalhista, o zelador também pode incorporar outras atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×