Ambiente Hospitalar: a importância do cuidado e limpeza

É indiscutível que os hospitais necessitam de técnicas e produtos específicos além de diversos cuidados com a limpeza e higienização dos ambientes, aparelhos, macas, cadeiras etc.

E, neste caso, existem etapas que precisam ser seguidas pela equipe de limpeza do hospital. Existem diversos procedimentos antimicrobianos que fazem parte da desinfecção de hospitais, clínicas, postos de saúde e outros ambientes de saúde. Veja quais são os tipos de higienização indispensáveis para ambientes hospitalares e clínicas.

Limpeza Concorrente

É a limpeza realizada diariamente nos pisos, banheiros, cômodos, pias, maçanetas, móveis e quartos ou apartamentos, nos quais os pacientes estão internados. Além da reposição de papel higiênico, sabonete, copos e recolhimento do lixo.

Limpeza Terminal

A limpeza realizada após o paciente sair do ambiente, independente de qual for a sua situação, demandando grande cuidado com a assepsia, desinfecção e hotelaria do quarte ou aposento.

Limpeza Especial

Desinfecção diária dos equipamentos, como monitores, grades de cama, respiradores, etc.

Limpeza Preparatória

Este processo é realizar quando um ambiente ou quarto estiver prestes a receber um paciente. Trata-se de uma limpeza e organização geral, onde serão utilizados produtos para mantenimento da higiene e assepsia.

Limpeza Mecanizada de Piso

Para que a limpeza seja realizada corretamente e a segurança esteja garantida, uma máquina específica é utilizada para auxiliar o processo. Essas máquinas possuem a capacidade de remover sujidades mais difíceis e específicas, que permanecem no piso.

Descontaminação

Importante para proteger a equipe e os profissionais de serem expostos a riscos prejudiciais à saúde. Esse passo está relacionado a limpeza de urina, fezes e outros resíduos biologicamente perigosos.

● Desinfecção e Esterilização

Nesta etapa são utilizados agentes químicos ou físicos com o objetivo de eliminar o microrganismos. Porém, para ser possível limpar todas as bactérias das superfícies, é fundamental esterilizar de forma completa todo o ambiente e suas superfícies, para evitar a infecção e outras doenças causadas por vírus e bactérias.

Além dos pontos citados, existem diversos cuidados necessários em hospitais, mas, o mais importante é estabelecer uma rotina de limpeza e organização com a equipe, manter o treinamento em dia e ressaltar que o comprometimento de todos é primordial!

É claro que selecionamos produtos de alta qualidade que você encontra aqui, na MM Primo. Confira!

Todos esses produtos e muito mais você encontra no nosso catálogo digital. Para mais sanar dúvidas ou para realizar a sua compra, entre em contato através dos números 0800 109667 ou (11) 3109-1650 e fale com os nossos atendentes. Estamos prontos para auxiliar você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×