Um dos poucos segmentos que continuaram a funcionar com restrições mesmo em meio à pandemia da Covid-19 foi a hotelaria e, para isso, a limpeza que já deve ser feita com muita atenção e cuidado, precisou se intensificar para atender às necessidades deste novo momento, que segue até hoje.
Essa questão associada ao fato de que um bom atendimento e uma boa prestação de serviço não são exclusivamente o que se tem na recepção, mas em todos os locais, como cuidados dos funcionários, limpeza dos quartos e ambientes, trouxemos algumas informações sobre como deve ser a rotina de limpeza nos quartos da hotelaria.
- Somente produtos certificados
Usar produtos de qualidade com certificação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proporcionará uma limpeza e desinfecção eficientes, evitando assim que ocorra a propagação de doenças.
- Janelas abertas
Oriente seus colaboradores a abrirem as janelas dos quartos quando entrarem para fazer a limpeza, pois é uma forma de trocar o ar e também de evitar doenças.
- Planejamento
Um planejamento de limpeza, com um passo a passo do que deve ser feito e em qual ordem, vai ajudar a otimizar tempo e material e tendo um checklist, vai fazer com que as camareiras não se esqueçam das etapas. Deixe toda a equipe de limpeza participar do planejamento.
Nele pode ter a sequência de ações e é importante lembrar que o ideal é que a limpeza seja feita do fundo para a frente, de cima para baixo e é interessante que a janela seja aberta primeiro e se troque os utensílios e tire a roupa da cama antes da limpeza.
- Capas protetoras
O uso de capas protetoras nos colchões e travesseiros é ótimo para que o hóspede não tenha contato direto com esses ítens que exigirão um grande esforço na limpeza. Eles devem ser trocados a capa hóspede, também para manter o nível de limpeza e higienização.
- Banheiro e cozinha
Dois ambientes no quarto que merecem atenção especial. Devem ter seus próprios panos e itens de manuseio para evitar contaminação cruzada e sempre devem ser desinfetados com produtos específicos. É muito importante ver se os utensílios estão limpos e próprios para uso e se as toalhas estão bem penduradas e limpas.
Por fim, é importante se pensar em manter um ambiente aconchegante para seu hóspede a fim de que tenha uma estadia segura e boa. E para os produtos e equipamentos, você pode sempre contar com a MM Primo.