Por que plantar árvores é tão importante para o nosso futuro?

Os benefícios do plantio de árvores para o meio ambiente já são bem conhecidos por todos, no entanto, além na natureza, as árvores também ajudam vários ecossistemas e espaços públicos.

Um bom exemplo da falta que as árvores nos fazem se dá no desmatamento pela atividade agrícola, quando o solo fica exposto às chuvas e faz com que as erosões e deslizamentos ocorram com maior frequência, causando até mesmo riscos à vida de animais e seres humanos.

Além do mais, a atividade de plantio de árvores incentiva grupos de pessoas a se unirem e compartilharem eventos, melhorando a qualidade de vida das comunidades. A atividade aproxima idades, gêneros e culturas, conscientizando à todos e recompensado ainda mais o meio ambiente.

Existem infinitos motivos para você plantar uma árvore. Listamos neste artigo alguns deles para você plantar, não apenas uma, mas diversas árvores:

  1. As árvores são processadoras naturais de oxigênio, consumindo gás carbônico através da fotossíntese e colaborando com o equilíbrio da umidade e da temperatura.
  2. Árvores sequestram dióxido de carbono da atmosfera. Sem as árvores os níveis de CO² seriam absurdamente maiores.
  3. Ajudam a economizar energia. Quando plantadas estrategicamente, as árvores ajudam a bloquear o vento e criar áreas de sombra. Isso ajuda a reduzir a necessidade de aquecimento dos ambientes no inverno e resfriamento no verão.
  4. Dê uma boa olhada a sua volta, será muito difícil não encontrar algum item feito de madeira. O manejo sustentável de florestas e o plantio industrial de madeira reflorestável é fundamental para a economia de vários países.
  5. Reforçam a relação entre o ser humano e natureza. Aproveitar o tempo na natureza em parques e praças ajuda no relaxamento.
  6. Protegem a biodiversidade: cerca de 80% de todas as espécies de plantas e animais dependem das árvores. O desaparecimento de algumas florestas em regiões do planeta foi responsável pela extinção de vários animais, insetos e de outras plantas.
  7. O reflorestamento é uma das principais estratégias para combater o aquecimento global. O excesso de CO² na atmosfera está contribuindo para as mudanças climáticas. Só em São Paulo cerca de 3,9 mil toneladas de CO² são lançados em um único dia, apenas pela frota de 15 mil ônibus que circulam pela cidade.
  8. A sombra de uma árvore pode reduzir em até 6,5°C a temperatura de um ambiente.
  9. As árvores ajudam a reduzir o escoamento das águas pluviais, evitando enchentes, o assoreamento de rios e outros problemas também causados pela urbanização.
  10. As árvores são elementos essenciais do ecossistema, protegendo e auxiliando na reprodução e atividades benéficas de pássaros, abelhas e outros animais de extrema importância para a sustentabilidade do nosso planeta.

As árvores garantem o nosso futuro. É impossível imaginar a Terra sem elas!

Plantar uma árvore hoje é garantir que as próximas gerações sobrevivam. Ajude a MM Primo na luta pela preservação do meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *