O que fazer com lixo orgânico que você descarta na sua casa?

Sim, é possível reutilizar o lixo orgânico da sua casa. Ou seja, restos de comida, cascas de frutas, legumes, verduras e outros materiais semelhantes. 

Listamos aqui 4 sugestões de como fazer isso de maneira sustentável.

Casca de ovo

Você sabia a farinha feita a partir da casca do ovo é muito nutritiva? A dica é triturar as cascas dos ovos no liquidificador e usar a farinha para fazer máscaras (de pele e de cabelo) ou até mesmo para usar em receitas, como sopas, vitaminas, sucos e molhos.

Cascas de frutas

As cascas de limão e laranja, por exemplo, podem ser colocadas dentro do pote do açúcar mascavo para impedir a formação de pedras. 

As cascas também ajudam a afastar os insetos. Basta escolher alguns locais da sua casa onde quer ter esse efeito e colocar alguns pedaços de cascas.

Outra dica é usar esse produto em receitas de sucos, bolos e drinks.

Aproveitamento de sementes

Sementes de alimentos como abóbora, melancia, girassol e melão podem ser usados em diversas receitas. 

As sementes de abóbora, por exemplo, podem ser assadas no forno e comidas como tira gosto, ou até mesmo usadas no preparo de pães, molhos, saladas e farinhas.

Adubo para plantas

A técnica de compostagem consiste basicamente em transformar resíduos orgânicos em um tipo de adubo, que pode ser usado diretamente nas plantas de casa.

A dica é fazer o processo no chamado “minhocário caseiro” que é composto por três caixas empilhadas. As duas de cima são furadas para que as minhocas possam transitar e, também, o líquido proveniente da decomposição possa adubar as caixas de baixo. A proporção deve ser a seguinte: para cada parte de lixo úmido serão necessárias duas de resíduos secos.

Além das minhocas, é válido inserir outros animais que auxiliam no processo, como centopeias e tatus-bolinhas.

Essas pequenas atitudes contribuem para a redução da produção de lixo e a otimização dos recursos naturais. 

Faça a sua parte e deixe o planeta mais limpo e sustentável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×