Dicas para ter uma gestão eficiente

Um gestor, muitas vezes, acaba se tornando também um mentor que pode guiar sua equipe quando se sente perdida, portanto, ser uma pessoa de fácil acesso pode ser muito interessante para que a troca com seu time seja boa. Sabemos que o cargo de gestão nem sempre é fácil, e sempre vem com muitos desafios e trabalho a ser feito, além de exigir melhoria contínua. No meio do caminho, podem surgir algumas dúvidas em relação a como fazer sua gestão ser eficiente, a fim de garantir que sua equipe seja motivada e produtiva. Por este motivo, separamos algumas dicas que podem te ajudar com esse desafio:

  1. Trabalhe a comunicação:

Saber ouvir sua equipe, suas dores e seus acertos, linhas de raciocínio diferentes e tentar entendê-las pode te ajudar a abrir os olhos para mudança de processos e soluções interessantes. Além disso, quando você entende a dinâmica de cada um na sua equipe e como se comunicar com eles com clareza, os ruídos e maus-entendidos diminuirão. É essencial saber quando se expor e quando preservar a equipe.

Além disso, é importante que você consiga dizer com clareza quais são as metas, objetivos, o que seria considerado um bom resultado, a visão da empresa e as instruções para que todo o trabalho possa ser feito.

  • Valorize o trabalho da sua equipe:

A valorização e o reconhecimento do que foi feito pode ser um fator motivador. Elogios, feedbacks positivos e falar da importância do processo para o time ou para quem receberá o projeto, além de sempre comemorar pequenas vitórias pode ajudar a manter um bom clima organizacional além de trazer satisfação e motivação.

  • Assuma a responsabilidade:

Além de traçar as metas e objetivos, ter uma forma de mensurar os resultados e ajudar a equipe a pensar em diferentes formas de atingi-los é uma ótima maneira de participar com a equipe, ser presente e conduzir todos a um mesmo objetivo.

Claro que, em se tratando de um assunto tão complexo e extenso, ainda seria possível citar outras atitudes que poderiam ajudar na eficiência de sua gestão. Tenha sempre em mente que melhoria contínua não se aplica apenas a processos, mas também a pessoas e principalmente gestores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×