Dia do Trabalho e sua origem

O Dia do Trabalho, ou Dia do Trabalhador, celebrado anualmente por vários países em 1.º de maio, surgiu em 1886 nos Estados Unidos graças à persistência da classe trabalhadora, que lutava em busca de melhores condições trabalhistas. 

Com a vitória do grupo, o dia 1 de maio começou a ser internacionalmente reconhecido e adotado em mais de 80 países como uma homenagem à luta dos trabalhadores que revolucionou as legislações trabalhistas.

Para celebrar esse dia, decidimos trazer um pouco mais dessa história tão importante. Confira!

Contexto histórico

Com a Revolução Industrial que deu início na Inglaterra em meados do século XVIII e se espalhou para diversos continentes, as relações sociais e geográficas mudaram radicalmente. Isso aconteceu graças à construção de parques industriais em volta das cidades, o que levou à migração em massa do proletariado em busca de emprego, causando grande concentração de pessoas nos centros urbanos.

Porém, as condições de trabalho eram extremamente precárias e exploratórias, contando com baixos salários e jornadas de até 18 horas diárias, que resultaram em sindicatos e outras formas de representação em organizações trabalhistas, que por sua vez incentivaram greves pelos Estados Unidos como estratégia para pressionar as indústrias. 

Por que dia 1 de maio?

Em 1.º de maio de 1886, na cidade estadunidense Chicago, houve o início de uma série de greves nas fábricas da cidade. Apesar de serem violentamente reprimidas pela polícia, elas continuaram a fim de reivindicar os direitos da classe trabalhadora.

Por ser o início das manifestações, o dia foi um símbolo da resistência do proletariado e suas reivindicações, e das vidas perdidas nas manifestações de 1886.

Dia do trabalho no Brasil

Aqui no Brasil, entretanto, a data só foi oficializada em 1924 como Dia do Trabalho, apesar de homenagens à data existirem no país desde 1890. A oficialização aconteceu principalmente devido às exigências feitas por grupos de trabalhadores em São Paulo e Rio de Janeiro desde 1910.

E aí, já sabia dessa história? Aproveite este dia tão importante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×