Como reutilizar óleo de cozinha e qual o seu descarte correto

O óleo de cozinha depois de utilizado, se descartado de maneira indevida, pode causar danos graves ao meio ambiente. Ao descer pelo ralo, o óleo vai para a rede de esgoto e pode entupir as tubulações e contaminar a água. Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água.

Além da contaminação da água, o óleo que usamos para fazer frituras libera metano na atmosfera quando está se decompondo. Este é um dos principais gases causadores do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global.

Então o que fazer depois do preparo das refeições onde sobrou uma quantidade considerável de óleo na panela?

  • Armazene e leve até um posto de coleta

Existem postos de coleta de óleo espalhados em diversos pontos das cidades. Busque em sua cidade um posto de coleta para que o produto seja reciclado de maneira correta.

  • Aposte no “faça você mesmo”

Muitos pontos de coleta de óleo reciclam o produto fabricando sabão e vela para comercialização. Se tiver um pouquinho de disposição, as receitas são simples. Confira:

Faça sabão caseiro com óleo de cozinha

Materiais: 5 litros de óleo de cozinha usado, 2 litros de água, 200 mililitros de amaciante, 1 quilo de soda cáustica em escamas.

Preparo: coloque cuidadosamente a soda em escamas no fundo de um balde e acrescente a água fervendo. Mexa até diluir todas as escamas da soda e depois adicione o óleo e mexa. Em seguida, adicione o amaciante e mexa novamente. Jogue a mistura numa fôrma e espere secar. Corte o sabão em barras.

Faça velas aromáticas com óleo de cozinha

Materiais: 1 litro de óleo de cozinha usado, 2 gotas de essência da sua preferência, um recipiente ou jarra, arame e pavio.

Preparo: filtre o óleo de cozinha usando um pano, para obter o óleo puro e sem resíduos. Faça uma base enrolando o arame no centro do recipiente, para que ele possa segurar o pavio. Com o arame no centro e o pavio posicionado no alto dele, despeje o óleo de cozinha usado e deixe um pedaço do pavio para o lado de fora da parte superior da vela. Adicione as gotas do óleo essencial que você mais gosta para obter um aroma agradável e espere endurecer para retirar do recipiente.

Faça sua parte agora mesmo e reduza os impactos ambientais em nosso planeta!

One thought on “Como reutilizar óleo de cozinha e qual o seu descarte correto

  1. Pingback: 5 Maneiras de reaproveitar a garrafa pet no dia a dia – MMPrimo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *