A importância da economia de água

O assunto sobre a economia de água parece redundante, pois já é de conhecimento da humanidade a importância da economia desse bem natural. No entanto, este tópico deve ser lembrado e discutido frequentemente.

É fato que se não mudarmos nossos hábitos imediatamente, o futuro da água potável, assim como de outros recursos naturais, é incerto. Então se temos essa informação, o que falta para tomarmos a atitude correta?

De acordo com dados da consultoria legislativa, São Paulo vivenciou a pior seca dos últimos 84 anos no verão de 2015. O nível do sistema Cantareira foi reduzindo aos poucos ao longo de 2013 e 2014. Com isso, a falta de chuvas em dezembro de 2015 colocou a cidade em estado de alerta.

Economia de água pelo bem da economia do país

A água tem papel fundamental não só para matar a sede, mas principalmente, para produzir alimentos e outros artigos de primeira necessidade e confortos que estão presentes no nosso dia a dia, como a energia elétrica. A falta de água atinge todos os setores da economia e é capaz de gerar impactos significativos no país.

Sabemos que existe um grande problema em nosso sistema de distribuição, já que 40% da água captada é perdida. Seja por ligações clandestinas, vazamentos, roubos ou falhas na medição. E isso já representa uma boa parcela de investimentos financeiros perdidos.

Nosso país possui posição privilegiada quanto à quantidade e qualidade da água. Diversos países têm baixa disponibilidade de água potável e travam guerras para obtenção desse recurso. Assim, vemos o quão importante é pensar no consumo de água e nos meios de garantir seu uso correto e sua preservação ao longo dos anos.

Siga algumas dicas que podem ajudar na economia de água:

  1. Certifique-se de que não há vazamentos nas tubulações da sua casa ou empresa;
  2. Use moderadamente para higiene ao encurtar o tempo dos banhos e fechar a torneira para escovar os dentes;
  3. Use corretamente na limpeza, ao não deixar a torneira aberta enquanto lava a louça e usar a vassoura para limpar o chão diariamente, não a mangueira;
  4. Colocar sistemas de controle de fluxo de água (aeradores, redutores de pressão) nas torneiras.
  5. Dê preferência ao uso de produtos de limpeza de alto rendimento, que resolverão suas necessidades de limpeza com menor necessidade do uso da água.

A MM Primo oferece os produtos mais eficientes e econômicos para a limpeza de empresas e espaços, além de artigos de higiene como papéis e sabonetes de altíssimo rendimento e economia para banheiros públicos e privados. Conheça nossa linha completa de produtos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *