Lavanderias estão entre os negócios mais promissores dos últimos anos. Quem empreende atualmente neste setor se beneficia da diversificação do mercado e da demanda crescente para esse tipo de serviço.
Embora não pareça, há uma grande clientela disponível para lavanderias. Segundo a Anel (Associação Nacional das Empresas de Lavanderia), apenas 3% da população utiliza serviços de lavanderia, mas esse hábito tende a se consolidar. É previsto que essa porcentagem atinja 10% até 2030.
Outros dados, do Sindilav (Sindicato Intermunicipal de Lavanderias do Estado de São Paulo), mostram que o setor apresentou um crescimento de 25% nos últimos 8 anos, com faturamento total estimado em quase R$ 6 bilhões por ano.
O Brasil tem, hoje em dia, mais de 23 mil lavanderias, entre domésticas e industriais. É um mercado que gera quase 100 mil novos empregos ao país, ao ano. E, por ser tão promissor, tem atraído cada vez mais investimentos.
Para ajudar aos empreendedores e investidores empolgados com a ideia, a MM & Primo separou uma lista com 7 passos para abrir uma lavanderia e ter sucesso com o seu negócio.
1. Escolha seu segmento
Antes de tudo, você precisa definir em que segmento atuar. Sua lavanderia será industrial ou doméstica? Você atenderá pessoas interessadas na lavagem de suas próprias roupas ou negociará diretamente com representantes de empresas?
É importante delimitar isso para que se possa avaliar previamente em quais especificações de equipamentos precisa investir, como será o fluxo de trabalho e seu volume e qual será o ticket médio por peça.
Por mais tentador que seja abrir um negócio abrangente para ambos mercados, considere ao menos segmentar internamente para poder organizar melhor o seu planejamento e produção. Embora os dois serviços sejam de lavanderia, eles diferem muito entre si, tanto em técnicas quanto em treinamento, maquinário, produtos etc.
2. Elabore o seu modelo negócios
Planejar, planejar e planejar. Não tem jeito. Se você quer fazer o seu negócio acontecer de forma bem-sucedida e com menos riscos, é importante que tudo já esteja bem planejado no papel.
Trace seu modelo de negócios, levando em conta seus propósitos, forma de atuação, métodos, recursos, custos e expectativas. Um modelo de negócios “Canvas” pode ajudar muito nessa hora. Seja o mais detalhista possível nessa etapa do processo!
Se você não sente que tem experiência para isso, considere contar com uma boa consultoria empresarial e/ou pedir ajuda a um contador. Este te ajudará, inclusive, com o passo seguinte.
3. Cuide da burocracia
Abrir uma empresa envolve muitas documentações, licenciamentos, taxas, alvarás e inscrições. Tudo isso pode ser um pouco demorado, mas deve ser feito e entendido corretamente para que não haja problemas no futuro.
Mesmo que tenha a ajuda de um contador ou advogado, pesquise a fundo todas as normas e legislações que regem o seu mercado. Você não quer ficar na saia justa ou ser pego de surpresa por alguma informação que não conheça, não é mesmo?
4. Invista com consciência
Chegou a hora de adquirir equipamentos e encontrar o imóvel ideal para alugar ou comprar. Você pode se sentir confuso em meio a tantas oportunidades e ofertas diferentes. Compro um imóvel de 50m² ou de 500m²? Invisto na máquina mais tecnológica ou de menor custo de manutenção? Quantas secadoras devo comprar?
Nessa hora, se você cumpriu devidamente os passos anteriores, responder perguntas como essas será uma tarefa muito mais fácil. Lembra do segmento pelo qual você optou? Pode levar em consideração para decidir o sobre o maquinário. Sabe aquele plano de negócios que delineou com bastante cuidado? Consulte-o para delimitar o seu potencial de produção e crescimento.
Decida se seus investimentos podem ser remanejados e evite dar passos maiores que as pernas. Por mais certo que esteja sobre o seu negócio, faça os investimentos aos poucos, buscando sempre empreender com segurança e equilíbrio financeiro.
5. Monte uma boa equipe
A contratação também é uma etapa importante para abrir uma lavanderia. Você precisará de pessoas experientes e dedicadas para trabalhar nessa fase inicial do projeto. Descubra as funções mais necessárias e distribua os serviços com inteligência.
Lembre-se que contratações e demissões custam caro, então tenha absoluta certeza sobre as suas necessidade de investimento em recursos humanos.
6. Encontre bons fornecedores
Você precisará de produtos como detergente, sabão em pó e amaciante em grande quantidade. Portanto, encontre bons fornecedores. A sua capacidade de negociação delimita até mesmo os preços que você é capaz de oferecer e repassar para o seu cliente final.
A MM & Primo é uma empresa que fornece produtos e equipamentos de higiene e limpeza com excelente preço e entrega rápida. Estamos prontos para atender as suas necessidades com a melhor negociação e garantimos presença constante nessa parceria.
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7. Divulgue!
Para atrair clientes e colocar a empresa para funcionar é preciso divulgação. E agora que seu negócio está a todo vapor, invista forte nisso! Trabalhe sua marca desde o início do projeto, defina seu tom de voz e a comunicação que atingirá seu público em cheio.
Aproveite as redes sociais para divulgar novidades da sua empresa e conteúdos relevantes para os clientes, mas nunca se esqueça de trabalhar a experiência da marca também no ponto de venda. Essa aproximação é extremamente importante para fidelizar seus clientes!
Bônus: Franquias de Lavanderia
Muitos desses passos podem ser facilitados se você decidir investir em uma franquia.
Existem diversas marcas franqueadoras no mercado, como 5àSec, DryClean USA, Sol & Sabão, Lavasecco, Minha Lavanderia, Lava & Leva, Mr. Wash, Quality, Lavamais, Tutto Bianco, Bonasecco , Laundromat etc. Cada uma possui suas especificações, com investimento inicial que varia entre R$40.000 a R$300.000 e um faturamento que gira entre R$30.000 e R$60.000.
Seguindo esses sete passos, sua lavanderia sairá do papel com muita solidez e potencial. Se você tem o capital necessário e a força de vontade, tem tudo para dar certo!
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